Recentemente o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin encomendou uma pesquisa que mapeou o comportamento dos consumidores de suco de uva e obteve resultados interessantes para os produtores rurais. De acordo com os resultados obtidos, o consumo de suco de uva no Brasil aumentou cerca de 570% em 10 anos, saltando de 15.832.130 litros em 2005 para 90.253.143 litros em 2014. Só nos primeiros meses de 2015, a pesquisa aponta uma venda de 13.571.446 litros da bebida.
A pesquisa, realizada pela empresa Romagna Marketing e Pesquisa, ouviu pessoas de São Paulo – SP, Porto Alegre – RS, Recife-PB e Rio de Janeiro – RJ e abrangeu um universo de consumidores pertencentes as classes sociais AB e BC, com idades entre 21 e 55 anos. Veja alguns dos principais dados levantados:
- O consumo de suco de uva natural é mais comum em lares onde há o desejo de se preservar uma alimentação saudável;
- As refeições em que mais se consome o suco de uva são o café da manhã e o almoço. Além disso, é mais presenteem casas onde há crianças e idosos;
- A praticidade do preparo do suco foi um dos principais motivadores apontados;
- Todas as pessoas que consomem suco de uva apontam que consideram a prática associada a hábitos saudáveis.
Fontes: A Vindima e Assessoria de Imprensa Ibravin