Foi dado início ao recadastramento vitícola no Rio Grande do Sul. Esse processo é realizado anualmente em uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e entidades de classe, tendo a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, vinculado ao Ministério da Agricultura. Os produtores de uva já podem fazer seu recadastramento nos sindicatos rurais ou pela internet.
Para fazer a atualização de dados os agricultores devem solicitar uma senha pelo e-mail cnpuv.cadastroviticola@empraba.br, informando seu número de cadastro, nome do proprietário do vinhedo, endereço e CPF.
Para o recadastro, independente se for feito online ou de forma presencial nos sindicatos, deve-se ser providenciado os seguintes documentos: CPF, inscrição estadual de todos os vendedores de uva da propriedade, cópia do recadastramento anterior e o formulário dos parreirais, que foi repassado ao produtor em 2013 para ser preenchido durante a colheita, com as informações de produção de cada vinhedo e cultivar.
A coordenação do cadastro informa que todos os viticultores do Estado podem fazer o recadastramento e somente os produtores com inscrição estadual podem ser declarantes e responsáveis pelas informações prestadas.
Fonte: Rural Br. Agricultura