Durante o inverno na nossa região, as parreiras entram em estado de dormência, fase em que a atividade metabólica basal diminui. A segunda metade do inverno é o momento recomendado para iniciar a poda, também indicado pelas gemas da videira - antes de elas se abrirem e quando ainda estão inchadas.
São muitas as formas e tipos de poda, por isso a EMBRAPA criou um Manual Poda da Videira em Clima Temperado. Segundo as indicações dos Engenheiros Agrônomos é fundamental a poda seca para a qualidade das uvas em se tratando de equilíbrio entre quantidade, o vigor das folhas, galhos e a produção de uvas.
Os principais objetivos para este manejo são:
1- Limitar o número de gemas para regular e harmonizar a produção e o vigor, de modo a não expor as videiras a excessos de produção
2- Melhorar a qualidade da uva, que pode ser comprometida por uma produção elevada
3- Direcionar racionalmente a seiva elaborada para os diferentes órgãos
4- Proporcionar à planta uma forma determinada que se mantenha por muito tempo e que facilite a execução dos tratos culturais, bem como a própria colheita dos frutos.
Sabemos que o trabalho de poda é cansativo, repetitivo e requer tempo e mão de obra.
Por isso, temos a opção de facilitar esse trabalho com o uso de tesouras e amarradoras a bateria.
As ferramentas da marca italiana Agrotech / Bluebird garantem mais agilidade, são confortáveis e de fácil de manuseio, contam com garantia de 2 anos, além de assistência técnica e troca de peças sempre que precisar!
Confira os principais modelos que trabalhamos:
Amarradora Agrotech:
Tesoura a Bateria Agrotech:
Vem conhecer essa linha aqui na Florença Agro!