LIMIT 0, 8

Notícias

Compactação de solo - Por quê esse parâmetro é importante? - 18/05/2023

Compactação de solo - Por quê esse parâmetro é importante?

Compartilhar:

O solo compactado resulta em diminuição do crescimento das raízes em profundidade, predispondo as plantas à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.

A compactação do solo é um processo de reestruturação caracterizado pela diminuição dos espaços vazios (poros) entre os grãos que compõem o solo e consequente aumento da sua densidade. Pode ser por atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, mas também apresenta causas naturais como a redução da porosidade do solo pelo crescimento das raízes das árvores.

A vulnerabilidade do solo à compactação varia de acordo com a sua textura, sendo que os argilosos estão mais propensos a serem compactados. Então, entende-se que este fenômeno está ligado também à quantidade de água presente no solo. Depende também da resistência do solo à pressão e às caracteristicar da mecanização utilizada na agricultura. A resistência do solo, está associada à quantidade de matéria orgânica e água no solo, além de sua estrutura e textura.

Desde o inicio da década de 80, este fenomeno é pesquisado aqui no sul do Brasil, por causar redução na produção de determinadas culturas e até mesmo a mortandade das plantas. A severidade da compactação pode ser identificada através de 3 maneiras: visualização no solo (empoçamento de água de chuva, aumento da necessidade de potência para os cultivos), visualização na planta (coloração das plantas, queda de produtividade, desenvolvimento da semente para a muda) e investigando o solo (edição de densidade do solo, resistência ao penetrômetro).

A compactação do solo provoca mudanças em propriedades físicas do solo que regulam processos químicos, influenciam a dinâmica e a diversidade da fauna do solo, e afetam o crescimento das plantas. Esse fenomeno acontece de forma total no solo decorrente das passagens iniciais do maquinário, sendo que dez passagens são o suficiente para afetá-lo em até 50 centimetros de profundidade. Já a compactação por animais, pode deteriorar entre 5 à 20 centrímetro do solo a partir da superfície, afetando a densidade do solo, a condutividade hidráulica, o volume de macroporos e a resistência do solo. Os casos mais graves de compactação, ocorrem na extração de madeira e atividades de extração de minério onde pode ter efeito de mais de 1 metro de profundidade.

 Não trafegar ou cultivar o solo muito molhado; realizar o preparo do solo quando este estiver friável; concentrar a passagem de máquinas agricolas/carros de transporte em determinado lugar; Usar pneus de baixa pressão, mais largos, rodados duplos ou esteiras; usar implementos apropriados para o máximo cumprimento da tarefa.

Estas e outras alternativas podem ser adotadas para evitar a compactação.

A Florença Agro oferece o serviço de medição da compactação de solo utilizando o instrumento penetrômetro. O pemetrometro é capaz de gerar o perfil de compactação até 60 cm de profundidade, permitindo avaliar o adensamento em camadas mais profundas. O resultado é preciso com valores de Resistência à Penetração (R.P.) para cada centímetro da medição, identificando onde as raízes sofrem maior impedimento de desenvolvimento.

Para mais informações, entre em contato diretamente conosco pelo whatsapp (54) 99669 4746 ou pelo telefone (54) 3292 1561.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!