Cerca de 60 prefeitos de municípios do Rio Grande do Sul se reuniram no último dia 03 de julho com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Eles reivindicam recursos financeiros e maior prazo para o plantio do trigo e a recuperação de pontes e estradas para o escoamento de insumos para a produção.
Nos últimos 60 dias choveu mais de 600 milímetros no Estado e de acordo com o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, José Adelmar Batista, a quantidade excessiva de água impede o plantio e prejudica o desenvolvimento das pastagens de inverno, atingindo a bonivicultura leiteira.
O Ministério da Agricultura se comprometeu a garantir o acesso dos produtores a crédito e seguro rural. A liberação dos custos, no entanto, é dependente dos laudos sobre os prejuízos nos municípios atingidos pela chuva. 58 municípios do Estado, entre eles Flores da Cunha decretaram situação emergencial e outros dois, calamidade pública.
Fonte: Rural BR