O verão se despediu com queda na temperatura em todo o Rio Grande do Sul. A chegada do outono, que começou oficialmente nesta quarta-feira, dia 20, foi marcada por uma frente fria que atinge o Estado.
A nova estação terá influência do El Niño, com tendência de que seja mais úmida que o normal na maior parte do país. O fenômeno também deve dificultar a entrada de ondas de frio durante o mês de abril, segundo a meteorologista do Climatempo, Graziella Gonçalves.
Considerado um período de transição entre o verão e o inverno, o outono terá episódios de frio pontuais, em decorrência de entradas de frente frias, e mais espaçados.
Com temperaturas mais amenas, o próximo trimestre pode registar chuva acima da média. Em 2018, sob influência do Lã Niña, as precipitações foram escassas no período. O outono acaba às 12h54min de 21 de junho.
O que esperar para os próximos meses:
Abril: chuva um pouco abaixo do esperado e temperaturas dentro ou acima da média, sem significativas ondas de frio.
Maio: chuva acima do esperado em muitas áreas do RS. Chegada das primeiras ondas de frio que podem causar queda significativa nas temperaturas.
Junho: pode chover com mais intensidade. Aumentam as ondas de frio de curta duração. As temperaturas ficam mais próximo do esperado ou acima da média.