Para incentivar pesquisas e capacitações para o desenvolvimento agropecuário, o governo do Estado, o Senar-RS, a Emater/RS-Ascar e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), firmaram, recentemente, um convênio para implementar o Projeto Integrado de Pesquisa Agrícola e Capacitação de Agricultores, Técnicos e Extensionistas Rurais na Serra Gaúcha.
O objetivo do programa é desenvolver pesquisas agrícolas com foco na demanda da região. A partir destes estudos, serão realizados cursos de capacitação e treinamentos para pessoas envolvidas no setor.
A estrutura do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul, será utilizada para as ações conjuntas de pesquisa aplicada e capacitação técnica.
Foram destinados R$ 7 milhões em investimentos ao longo de cinco anos para o projeto. O valor será utilizado para adquirir estufas de alta tecnologia, instalar parreirais modelo, reformar e colocar dentro das normas vigentes a Cantina Escola e a Agroindústria para a realização de pesquisas, reformar salas de aula e montar um pequeno auditório para cursos de capacitação, realização de palestras, dias de campo e seminários.
Segundo informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, mais de 70 técnicos estão envolvidos na atividade e a previsão é de que mais de 2,5 mil agricultores, produtores e técnicos rurais sejam beneficiados com o projeto.