A primavera começa às 17h02min desta sexta-feira, dia 22, no Hemisfério Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a nova estação deve ser marcada pelo retorno gradativo das chuvas ao Rio Grande do Sul.
Segundo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, um bloqueio atmosférico fez com que a chuva se concentrasse entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no final do inverno.
Por isso, as precipitações ainda devem continuar acontecendo com volumes dentro e até mesmo acima da média na região Sul até meados de outubro. “Mas com as águas do Atlântico Sul mais frias que o normal, além da temperatura do Pacífico que está abaixo da média, a chuva começa a perder força aos poucos no final da estação, e estiagens regionais podem ocorrer de forma pontual nos três Estados do Sul”, afirma Oliveira.
O Rio Grande do Sul também deve ter sensação de temperaturas mais quentes este ano em comparação com as da primavera de 2016. “Isto porque a atuação de um La Niña de fraca intensidade deixou as temperaturas mais amenas que o normal no ano passado, já em 2017, a estação deve ser de máximas dentro da média na maior parte do país”, explica Oliveira.
A estação das flores se despede no dia 21 de dezembro, às 14h28, no horário brasileiro de verão.
Confira as tendências climáticas para a primavera no RS, de acordo com o resumo da estação no site do Climatempo: