Um investimento de mais de R$ 12 milhões de reais, oriundo do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis), é resultado da contribuição da cadeia produtiva da uva e do vinho, onde cinquenta por cento do capital é destinado ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o restante depositado neste fundo. O objetivo é incentivar a política vitivinícola no Rio Grande do Sul.A renovação do convênio, uma parceria consolidada através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) desde 1997, é um esforço para aproximar as empresas do setor no mercado e na criação de ambiente propício para a consolidação de negócios.Esse aporte é importante para fomentar a cadeia produtiva do setor, valorizando os produtos do estado, além de manter vagas de empregos e contribuir com a geração de renda.
O Ibravin, situado em Bento Gonçalves-RS, contempla em seu conselho de administração a representação do setor vitivinícola, através das entidades associativas e é reconhecido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) como o responsável por conduzir as demandas das vinícolas brasileiras no ambiente internacional.Os números apresentados em relatórios do Ibravin demonstram o tamanho e a importância desse setor: No ano passado, foram processados mais de 700 milhões de quilos de uva pelas empresas do RS. A comercialização de vinhos finos no Brasil chegou a quase 20 milhões de litros em 2015 e os vinhos de mesa atingiram a marca de 207 milhões de litros neste mesmo ano. Já a venda de espumantes no mercado interno foi de quase 19 milhões de litros, se mantendo crescente ao longo dos últimos anos.
As ações e estratégias a serem realizadas com os recursos obtidos, visam a ampliação da exposição dos produtos para no país e no exterior, trabalhando para melhorar a imagem do produto brasileiro, especialmente do vinho gaúcho, que corresponde a 90% da produção nacional.Neste momento, por exemplo, em que o Brasil recebe o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, a entidade realiza diversas ações para demonstrar o potencial da bebida brasileira a todos os visitantes, incluindo desde as degustações até a capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede.
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi)