O preço mínimo da uva para a safra 2016/2017 será de R$ 0,92 ao quilo da variedade Isabel a 15 graus. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de dezembro.
Lideranças das entidades que representam produtores de uva e da indústria vinícola sugeriram o valor. A proposta foi apresentada no mês de outubro em encontro com o coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Salomão, e com a analista de mercado da uva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Flávia Starling Soares.
O aumento é considerado importante para o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá. "Ter chegado a um acordo é um grande avanço e demonstra a maturidade que o setor vem alcançando nos últimos anos. Tanto os produtores como a indústria cederam e isso foi muito importante para a confirmação deste valor pelo governo", ressalta.
O valor a ser pago a partir de janeiro representa um aumento de 18% em relação à safra 2015/2016, quando o preço mínimo foi de R$ 0,78.